6.5.09

testemunhas mais que oculares

Uma delas ia casar, as outras três seriam madrinhas. A responsabilidade da primeira era bem menor que das outras. Ela podia estar cega de amor e fazer uma loucura apoiada em emoção, mas as outras assinariam, lúcidas, aquele contrato que, um dia, acreditou-se que duraria até que a morte separasse as partes interessadas.

A que ia casar pensava no vestido, nas cores da decoração, nas lembrancinhas, na lua-de-mel. As outras pensavam se estavam fazendo a coisa certa ou se deveriam conseguir um atestado para o final de semana que se aproximava.

No dia D as três entraram na igreja lotada. As três, pensativas e angustiadas, estavam a postos no altar e suavam frio enquanto a marcha nupcial tocava e a primeira, reluzente de alegria, cristais e maquiagem, desfilava pelo tapete vermelho. Na hora da pergunta “e se alguém tem algo contra, diga agora ou cale-se para sempre” as três se entreolharam e, solidárias, selaram a boca com o olhar recíproco e confidente.

Quando os noivos saíram da igreja de mãos dadas e alianças pesando nos dedos, elas seguiram atrás com lágrimas nos olhos. Tinham assinado como testemunhas a sentença da primeira e, mulheres que eram, fizeram-se acreditar que no final tudo daria certo. Aproveitaram a festa e fugiram do buquê.

4.5.09

Complexo de Valquíria

Valquíria era tão alta e tão desengonçada que nenhuma bicicleta servia para ela. Era tão alta e tão envergonhada que sua coluna começou a curvar antes dos 30 anos, bem antes, talvez antes dos 18. Isso porque Valquíria era desengonçada ao estremo.

A moça alta, envergonhada e corcunda tentou ser caixa de supermercado, mas suas pernas não cabiam no espaço miúdo. Tentou, então, ser balconista de consultório dentário. Não deu certo, pois não podia só ficar ali sentada na recepção, tinha que andar de uma salinha para outra e os corredores eram estreitos demais para ela, e os dentistas de lá eram baixinhos demais e ela se sentia mal. Depois disso, Valquíria arrumou um emprego em uma empresa especializada em telemarketing. Sentada ali, ninguém veria o quão desengonçada ela era e podia ganhar seu dinheirinho tranqüila. Mas Valquíria esqueceu que não trabalharia sozinha e, naquele salão lotado de pessoas com headphones, ela era a mais alta, a mais desengonçada, a mais corcunda e a mais envergonhada.

Largou o emprego e voltou para a casa da mãe. Lá ela era a filha mais envergonhada e mais corcunda das três irmãs e não tinha pudores em esticar as pernas e braços de forma a não caber no sofá. O curioso é que, apesar disso, lá ela não era a mais desengonçada e nem a mais alta. Era só a mais triste.

cansaço

Se já não existisse a música "Sobre o Tempo" eu a escreveria agora.